Os problemas de taxa de quadros em Dragon’s Dogma 2 foram amplamente atribuídos ao processamento dos NPCs, segundo os desenvolvedores. A mais recente atualização da Capcom permite que jogadores de PC e consoles escolham entre priorizar gráficos ou desempenho. Com o novo patch, usuários de PS5 e Xbox Series podem esperar uma resolução de 1728p, com uma taxa de quadros entre 50 e 60 FPS no modo de desempenho.

Desde o lançamento do jogo no início deste ano, a equipe tem trabalhado para resolver problemas de desempenho, especialmente quedas na taxa de quadros. Em entrevista à Famitsu após o patch de 17 de outubro, os desenvolvedores explicaram que:
“Em Dragon’s Dogma 2, a potência da CPU é alocada para processar os pensamentos de cada NPC, assim como o efeito na física dos personagens. Portanto, em cenas onde muitos NPCs aparecem ao mesmo tempo, como em cidades, a carga do CPU se torna extremamente alta, o que, em alguns casos, afeta a taxa de quadros. Como a CPU era nosso gargalo, soluções relacionadas à GPU, como reduzir a resolução, tiveram pouco efeito na melhoria da taxa de quadros”, explicou a equipe.
A new update for Dragon’s Dogma 2 is available now on all platforms!
– Changed the options in “Graphics” within the Options menu to “Prioritize Graphics” and “Prioritize Performance.” For additional resolution and performance info on each option, please reference the chart… pic.twitter.com/qwztLSSd5i — Dragon’s Dogma (@DragonsDogma) October 17, 2024
Os criadores de Dragon’s Dogma 2 se esforçaram para expandir o sistema de afinidade de NPCs e melhorar o comportamento da IA em relação ao primeiro jogo, mas a grande quantidade de NPCs e a carga de processamento tornaram a otimização difícil. Desde o lançamento, a equipe tem reestruturado o processamento dos pensamentos dos NPCs e feito ajustes, como alterar a ordem de execução dos processos, para resolver os problemas de desempenho. Isso resultou em uma carga de CPU reduzida, permitindo que o jogo funcione a uma taxa de quadros melhorada, entre 50 e 60 FPS, em consoles e PC.
Os desenvolvedores afirmam que continuam ouvindo o feedback de jogadores, tanto internacionais quanto japoneses, e que farão futuras alterações e ajustes conforme a prioridade.