Segundo Circana, 82% das vendas do PS5 até o momento foram da versão com reprodutor de disco. Apesar do crescimento da PS5 digital (vendas de 40% em setembro de 2024), os jogadores ainda mostram uma clara preferência por consolas que permitem jogar jogos em suporte físico. Mas o que está por trás dessa escolha?
Um PS5 digital provavelmente será mais barato inicialmente, mas um modelo com leitor de disco trará vantagens únicas. Os jogadores podem usufruir da possibilidade de colecionar, trocar ou revender jogos, o que não é possível nos formatos digitais. Além disso, possuir mídia física pode proporcionar uma sensação de propriedade que vai além de simplesmente baixá-la para uma tela.

A indústria está tentando acelerar a mudança para o digital com o lançamento do PS5 Pro somente digital, mas os consumidores ainda valorizam a escolha entre as versões física e digital. Isto fica evidente na popularidade das edições de colecionador e dos jogos físicos, que ainda estão sendo produzidos e procurados.